quarta-feira, 30 de julho de 2014

Ronaldinho e Sua marca! R10



        Caros leitores, Ronaldo Assis de Moreira mais conhecido como Ronaldinho Gaúcho ou só R10, não foi apenas mais um jogador a vestir a camisa do Clube Atlético Mineiro, foi um jogador de futebol que veio para mudar um cenário que estava adormecido, uma cidade adormecida e um clube que estava a anos sem ganhar um titulo de expressão e que também acordou junto com um jogador de futebol desacreditado e execrado pela critica por suas condutas extra campo. Mas falar de Ronaldinho é fácil, lembrar de antes de ser um jogador do Galo de Minas ele foi um grande craque na seleção brasileira, no barcelona, duas vezes o melhor jogador do mundo e campeão de vários campeonatos de futebol mais importantes do mundo. Ronaldo quando veio para Minas Gerais, ele não veio apenas para desempenhar um papel de um atleta a mais, ele veio para mudar uma historia, minas mudou quando Ronaldinho chegou. 
        Mudou no futebol: Desde dá chegada de Ronaldinho em 2012 o Atlético brigou pelo titulo até o final, no ano seguinte veio a fazer uma boa campanha, mas conquistando o titulo da Libertadores de forma emocionante, porem o titulo do campeonato brasileiro ficou com o Cruzeiro, outro time de Minas que se planejou e hoje colhe os frutos de tudo que plantou. O Futebol mineiro ficou mais em evidencia, tanto para Atlético quanto para Cruzeiro, os dois times de Minas hoje em dia, são os times que estão sempre brigando por títulos importantes, e incomodando bastante o eixo Rio/São Paulo. O mercado mineiro ficou mais agitado com sua chegada, grandes empresas acreditaram no projeto do clube com Ronaldinho e começaram a investir mais na cidade, minas sempre estava nos jornais e em sites internacionais facilitando o trabalha de quem faz com que a marca de Minas seja exposta para o resto do mundo. E quando o Atlético foi disputar o mundial de Clubes em Marrocos, Minas foi novamente exposta para milhões de pessoas.
      Sua era chegou ao fim em 2014, Ronaldinho termina um ciclo no clube mineiro e deve ir para outros lugares, sua marca pode ser usada novamente para abalar uma estrutura adormecida, um lugar precisando de visibilidade, e usando uma marca como o R10 é fato que dará resultados significativos. Como Atleticano, demonstro tamanho é orgulho de ter visto esse craque jogar pelo meu time, agradeço por todos os momentos do futebol que o Clube em si nos proporcionou nessa trajetória, para quem gosta de futebol sabe o que estou falando, a emoção de ver seu time ganhar, sentir que tudo está ruim e de repente tudo volta a ficar bom novamente, com o Galo tudo sempre foi mais sofrido e é isso que faz do futebol ser um esporte fantástico e imprevisível. Mas muito maior que R10 é o Clube Atlético Mineiro e muito maior do que o Clube Atlético Mineiro e Cruzeiro Esporte Clube é Minas Gerais, então nós mineiros que somos, devemos sempre enxergar o lado bom de tudo isso. Sendo assim, foi bom enquanto durou agora é valorizar quem está aqui, não só jogadores de futebol que leva o nome de minas para o cenário nacional e internacional, mas também cantores, atores, escritores e etc. Temos que valorizar nossa terra, e se orgulhar de ser mineiro pois somos provedores de muitas coisas boas e vamos continuar sendo por muitos e muitos anos.

terça-feira, 29 de julho de 2014

Coisas do " capitalismo selvagem "



"Homem que mata capitalismo selvagem" muitos de vocês já ouviram essa frase em uma música popular brasileira, salvo não me engano da banda Titãs chamada de Homem Primata, ela descreve exatamente o momento atual da humanidade, guerras politicas, econômicas, sociais etc. Sim! Homens matam por dinheiro e mulheres matam por amor, "porque se o cartão é sem limite o amor foca bem vivo", mas antes de falar sobre a visão Homem x Mulher falaremos do capitalismo e sua movimentação no mercado. 
              Hoje em dia se tem um aniversário de uma pessoa querida é natural que pensamos em comprar um presente e se a pessoa for "a pessoa", muitas vezes compramos presentes caros somente para agradar. Mais o que mais me chama atenção é que o presente não passa de uma simbologia que se expressa no ser humano com forma de gratidão, logo se a pessoa especial a qual esta presenteando não ligará para o valor do seu presente e sim no que ele representa. Até então, onde está o capitalismo? Bom, ele veio para se aproveitar da forma de demonstração de carinho que as pessoas tem com as outras. Sim! É verdade! Claro que alguem já pensou nisto, a partir daí for criadas varias datas comemorativas, dia dos namorados, páscoa, dia das mães, dia dos pais, dia da sogra, natal, dia do amigo e por ai vai. Não estou querendo dizer que essas datas não sejam importante, muito pelo contrário porque se você tem um namorado(a) e você ama não precisa ter data para presentear, quem não ama a própria mãe? E porque não dar presentear todos os dias quem lhe gerou para o mundo? E seu pai? Porque não presentear seu pai todos os dias, por ele ter "escolhido" você para abrir os olhos diante de 200 milhões de espermatozóides? E o que falar de sua sogra? Bom, existem varias versões , mas que não vem ao caso. O que quero dizer é que todas essas datas foram criadas para gerar lucro e ponto final.
          Mas voltemos a falar sobre a relação disso tudo entre Homens x Mulheres, homens gostam de garantir seu espaço, que seja na vida profissional ou na pessoal, gostam muito de bens matérias: carros, motos, uma guitarra no modelo "Gibson", coisas que só o dinheiro compra. Mulheres também gostam de tudo isso sim, mas matam por amor, ou pela falta dele. Elas ligam mais para a demonstração de carinho do que o bem material, mais uma razão de todas aquelas datas que foram mencionadas a maioria delas serem voltadas para o publico feminino. Sendo assim termino este breve texto dizendo: Não gosto da ideia de aquecer o sistema capitalista embora as vezes seja muito difícil porque todos nós de certa forma somos egoísta, mas no que eu puder evitar farei e ainda deixo uma pergunta para o publico masculino. Exemplo: Você acha que suas namoradas entenderia que no dia dos namorados não fossem presenteadas? Ao invés disso algo do tipo: " O seu presente é o meu amor". Bom, não façam isso! Pois ai vocês iram entender porque as mulheres matam por amor e os homens morrem pela falta do dinheiro.

quarta-feira, 23 de julho de 2014

Mc Donalds x Subway e suas forças Macroeconômicas

           Algum de vocês, conhece essas marcas? Claro! Mc Donalds é a maior rede de Fast food do mundo, ou melhor foi até um certo momento. A maior rede de Fast food criada pelo empresario Ray Kroc tinha objetivos grandiosos e audaciosos, ser grande e dominar o mercado de alimentos Fast food. De fato para a rede Mc Donalds foi fácil chegar a este objetivo, pois naquele momento não havia muitos concorrentes. Bom não vou contar a historia do Mc Donalds, vamos chegar ao que realmente interessa para o debate em questão.
         Subway foi criada em 1965 por Fred De Luca e Peter Buck com um investimento inicial relativamente baixo naquela época, impossibilitando de fazer grandes investimento, mas na cabeça dos empreendedores o pensamento já era de ser a maior rede de Fast Food do mundo, produzindo sanduíches naturais. A Franquia cresceu tanto que ultrapassou a rede Mc Donalds em numero de lojas. Mas como a maior rede de Fast Food Mc Donalds deixou que isso pudesse acontecer? Simples. Em meados de 2011 uma variável Macro Econômica ficou evidente e o Mc Donalds não se preocupou com ela, e o Subway "Nadou de braçada" sozinho nesse mercado de Fast Food. Era a variável cultural modificando as preferencias dos consumidores, que passou a se preocupar com alimentos mais saudáveis e consequentemente com sua saúde. Hoje em dia é comum pessoas irem no Subway e comer um sanduíche de 15cm ou 30cm e dizer que está fazendo dieta, (mesmo com acréscimo de fatias de bacon), e com ingredientes mais saudáveis essa percepção ficou mais fácil. O Mc Donalds tentando se reerguer começou a planejar estrategias voltada para as preocupações devidas com as crianças. Seria como dizer: " Nos preocupamos com seus filhos, colocamos agora maças picadinhas para uma alimentação mais saudáveis". Ou então em uma tentativa muito desesperada oferecer pratos executivos, o famoso Arroz com Feijão. Isso mesmo! Arroz e Feijão eles não divulgam mais existem e caso se não vender fica para o almoço dos funcionários.
      O que quero dizer com este texto, é que não podemos ignorar o que acontece no mundo, principalmente no mundo dos negócios, é uma mudança na lei, mudança tecnológicas, sociais e econômicas que pode modificar um planejamento, levando aquele cenário otimista imaginado inicialmente para um cenário pessimista em curto prazo caso não esteja atento as mudanças.  


Giovanni Maciel
23/07/2014